• SÃO PAULO • 29 DE MAIO DE 2011 • ANO 35 • Lt. 05 • Nº 35 •A

6º Domingo da Páscoa

Anim. Neste Domingo, revivemos, por meio da
liturgia, a promessa do Espírito Santo, que coroa o mistério pascal de Cristo.
Vindo do Pai e do Filho, o Espírito Santo continua abrindo os olhos da fé e
alargando os nossos corações para que o amor de Deus se expanda no mundo. Dessa
forma, preparamo-nos para celebrar, no próximo domingo, a Ascensão de Cristo e o
Dia Mundial das Comunicações Sociais.

1.ABERTURA  (Fx 7)

Cristo está vivo, ressuscitou! * Da morte vencida, vida nova brotou!

1.A tristeza, que
foi companheira da gente * deu lugar à alegria: “o Senhor está vivo!” * Sua lei,
sua paz vêm nos deixar contentes * glória demos ao Pai que liberta os
cativos.

2.“Ide e anunciai”,
esta é a nossa missão * preparar mundo novo pra que haja mais vida. * Solidários
na cruz e na ressurreição, * à vitória final o Senhor nos convida.

3.Alegria, aleluia!
Alegria, aleluia! * Alegria, aleluia! O Senhor ressurgiu! * Alegria, aleluia!
Alegria, aleluia! * Alegria, aleluia! O Senhor está vivo!

2. SAUDAÇÃO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito
Santo.

T. Amém.

P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de
Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco!

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

3. ATO PENITENCIAL

P. No dia em que celebramos a vitória de
Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer ao pecado
e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do
Pai.

(Silêncio)

P. Confessemos os nossos pecados.

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por
pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande
culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que
rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de
nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T. Amém

Kyrie

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

P. Cristo, tende piedade de nós.

T. Cristo, tende piedade de nós.

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)

P. Glória a Deus nas alturas,

T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: /
nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos
glorificamos, /
nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor
Jesus Cristo, Filho Unigênito, /
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de
Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós
que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à
direita do Pai, tende piedade de nós. /
Só vós sois o Santo, só vós, o
Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na
glória de Deus Pai. Amém.

5. ORAÇÃO

P. Oremos
(silêncio):
Deus todo-poderoso, dai-nos celebrar com fervor estes dias de júbilo em honra do
Cristo ressuscitado, para que nossa vida corresponda sempre aos mistérios que
recordamos.  Por N.S.J.C.

T. Amém.

Anim. Ouçamos com atenção as leituras de hoje,
a fim de que a promessa do Espírito Santo provoque em nós o mesmo entusiasmo que
dominou o coração dos apóstolos.

6. PRIMEIRA LEITURA (At 8, 5-8.14-17)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias,

5Filipe desceu a uma cidade da Samaria

e anunciou-lhes o
Cristo.

6As multidões seguiam com atenção

as coisas que Filipe
dizia.

E todos, unânimes, o
escutavam,

pois viam os
milagres que ele fazia.

7De muitos possessos saíam os espíritos
maus,

dando grandes
gritos.

Numerosos
paralíticos e aleijados

também foram
curados.

8Era grande a alegria naquela cidade.

14Os apóstolos, que estavam em Jerusalém,

souberam que a
Samaria acolhera a Palavra de Deus,

e enviaram lá Pedro
e João.

15Chegando ali, oraram pelos habitantes da
Samaria,

para que recebessem
o Espírito Santo.

16Porque o Espírito ainda não viera sobre
nenhum deles;

apenas tinham
recebido

o batismo em nome do
Senhor Jesus.

17Pedro e João impuseram-lhes as mãos,

e eles receberam o
Espírito Santo.

– Palavra do
Senhor.

T. Graças a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL 65(66) (Fx 2)

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira! * Cantai salmos a seu nome glorioso!

1.Aclamai o Senhor
Deus, ó terra inteira * cantai salmos a seu nome glorioso! * Dai a Deus a mais
sublime louvação, * dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!”

2.Toda a terra vos
adore com respeito * e proclame o louvor de vos­so nome. * Vinde ver todas as
obras do Senhor; * seus prodí­gios estupendos entre os homens!

3. O mar ele mudou
em terra firme * e passaram pelo rio a pé enxuto. * Exultemos de alegria no
Senhor; * Ele domina para sempre com poder!

4.Todos vós que a
Deus temeis, vinde escutar: * vou contar-vos todo bem que ele me fez! * Bendito
seja o Senhor Deus que me escutou, * não rejeitou minha oração e meu
clamor!

8. SEGUNDA LEITURA (1Pd 3,15-18)

Leitura da primeira
carta de São Pedro.

Caríssimos:

15Santificai em vossos corações

o Senhor Jesus
Cristo,

e estai sempre
prontos a dar razão da vossa esperança

a todo aquele que
vo-la pedir.

16Fazei-o, porém, com mansidão e respeito

e com boa
consciência.

Então, se em alguma
coisa fordes difamados,

ficarão com vergonha
aqueles que ultrajam

o vosso bom
procedimento em Cristo.

17Pois será melhor sofrer praticando o bem,

se esta for a
vontade de Deus,

do que praticando o
mal.

18Com efeito, também Cristo morreu, uma vez
por todas,

por causa dos
pecados,

o justo, pelos
injustos,

a fim de nos
conduzir a Deus.

Sofreu a morte, na
sua existência humana,

mas recebeu nova
vida pelo Espírito.

– Palavra do
Senhor.

T. Graças a Deus.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx3)

Aleluia, aleluia,
aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia,
aleluia!

Quem me ama guardará
minha Palavra, * meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

10. EVANGELHO (Jo 14,15-21)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo
segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

P. Naquele tempo, disse Jesus a seus
discípulos:

15”Se me amais, guardareis os meus
mandamentos,

16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um
outro defensor,

para que permaneça
sempre convosco:

17o Espírito da Verdade,

que o mundo não é
capaz de receber,

porque não o vê nem
o conhece.

Vós o conheceis,
porque ele permanece junto de vós

e estará dentro de
vós.

18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós.

19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me
verá,

mas vós me vereis,
porque eu vivo e vós vivereis.

20Naquele dia sabereis que eu estou no meu
Pai

e vós em mim e eu em
vós.

21Quem acolheu os meus mandamentos e os
observa,

esse me ama.

Ora, quem me ama,
será amado por meu Pai,

e eu o amarei e me
manifestarei a ele.

– Palavra da
Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

11. HOMILIA       

12. PROFISSÃO DE FÉ

P. Creio em Deus Pai
todo-poderoso,

/
T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso
Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da
Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e
sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, /
subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, /
donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo;
/ na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão
dos pecados; /
na ressurreição da carne; / na vida eterna.

Amém.

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS

P. Irmãos e irmãs, elevemos nossas preces a
Deus Pai, na certeza de que o dom do Espírito nos fará verdadeiros discípulos e
missionários de Jesus Cristo.

T. Enviai-nos vosso Espírito, ó Senhor!

1. Fazei florescer na Igreja o dom do
Espírito Santo, cume do mistério pascal de Cristo.

2. Protegei a nossa Arquidiocese nesse ano
de revitalização paroquial.

3. Iluminai nossas comunidades, a fim de que
celebrem o Pentecostes como um grande derramamento do Espírito.

4. Pela comunhão do Espírito Santo,
ajudai-nos a ser solidários com os excluídos.

5. Pacificai os povos em guerra, promovendo
a justiça que brota do amor.

6. Amenizai com vosso amor  e nossa
solidariedade os sofrimentos das vítimas das catástrofes naturais.

(outras preces da comunidade)

P.  Tudo isso vos pedimos, ó Pai, por
Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (Fx 8)

Cristo é o dom do Pai  * que se entregou por nós! * Aleluia, aleluia! * Bendito seja o nosso
Deus!

1. Dai graças a
Deus, pois ele é bom; * eterno por nós é seu amor.

2. Coragem e força
ele nos dá, * fazendo-se nosso Salvador.

3. Eu não morrerei,
mas viverei, * e, assim, louvarei o meu Senhor.

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

P. Orai, irmãos e irmãs…

T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício,  para  glória  do seu nome, para nosso bem
e de toda a santa Igreja.

P. Subam até vós, ó Deus, as nossas preces com estas oferendas para o sacrifício, a fim de que, purificados por
vossa bondade, correspondamos cada vez melhor aos sacramentos do vosso amor. Por
Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

(Prefácio da Páscoa II,  p. 422)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Corações ao alto.

T. O nosso coração está em Deus.

P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.

T. É nosso dever e nossa salvação.

P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso
dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, mas sobretudo neste
tempo solene em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Por ele, os filhos da luz
nascem para a vida eterna; e as portas do Reino dos céus se abrem para os fiéis
redimidos. Nossa morte foi redimida pela sua e na sua ressurreição ressurgiu a
nossa vida. Transbordando de alegria pascal, nós nos unimos aos anjos e a todos
os santos, para celebrar a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só
voz:

T. Santo,Santo,
Santo…

CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do
universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus
Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e
santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos
ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício
perfeito.

T. Santificai e reuni o vosso povo!

CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai
pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a
fim de que se tornem o Corpo  e V o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e
Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos,
dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a
seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE
SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM
MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor
Jesus!

CC.
Celebrando agora, ó Pai,
a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa
ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda,
nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e
santidade.

T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e
concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos
repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só
espírito.

T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita
para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de
Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese,
N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa
presença.

T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que
este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo
inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste
mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo
inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Atendei às preces da
vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de
misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo
inteiro.

T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

3C. Acolhei com bondade no
vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que
morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos
eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

T. A todos saciai com vossa glória!

Por ele dais ao
mundo todo bem e toda graça.

CP ou CC. Por Cristo, com
Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo,
toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T. Amém.

17. RITO DA COMUNHÃO

P. Rezemos com amor e confiança a oração que
o Senhor nos ensinou:

T. Pai nosso

P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e
dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre
livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a
esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos
Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos
pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a
paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T. Amém.

P. A paz do Senhor esteja sempre
convosco.

T. O amor de Cristo nos uniu.

P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo
Jesus.

T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que
tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o
pecado do mundo, dai-nos a paz.

P. Felizes os convidados para a Ceia do
Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei
salvo(a).

18. CANTO DE COMUNHÃO

S1. 139(138)
(Fx10)

Ressuscitei, Senhor, * contigo estou, Senhor, * teu grande amor, Senhor, * de mim se
recordou, * tua mão se levantou, * me libertou!

1. Meu coração
penetras * e lês meus pensamentos, * se luto ou se descanso, * tu vês meus
movimentos, * de todas  as minhas palavras, * tu tens conhecimento.

2. Quisesse eu me
esconder * do teu imenso olhar, * subir até o céu, * na terra me entranhar, *
atrás do horizonte, * lá, iria te encontrar!

3. Por trás e pela
frente * teu ser me envolve e cerca, * o teu saber me encanta, * me excede e me
supera, * tua mão me acompanha * me guia e me acoberta!

4. Se a luz do sol
se fosse, * que escuridão seria! * Se as trevas me envolvessem, * o que
adiantaria? * Pra ti, Senhor, a noite * é clara como o dia!

5. As fibras do meu
corpo * teceste e entrançaste; * no seio de minha mãe * bem cedo me formaste; *
melhor do que ninguém * me conheceste e amaste.

6. Teus planos
insondáveis! * Sem fim, tuas maravilhas! * Contá-las eu quisera, * mas quem o
poderia? * Como da praia a areia, * só tu as saberias!

19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

P. Oremos
(silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, que, pela
ressurreição de Cristo, nos renovais para a vida eterna, fazei frutificar em nós
o sacramento pascal, e infundi em nossos corações a força desse alimento
salutar. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

20. ORAÇÃO AO NOSSO PATRONO

T. Ó São Paulo,
/Patrono de nossa Arquidiocese, /discípulo e missionário de Jesus Cristo:/
ensina-nos a acolher a Palavra de Deus / e abre nossos olhos à verdade do
Evangelho./ Conduze-nos ao encontro com Jesus, / contagia-nos com a fé que te
animou/ e infunde em nós coragem e ardor missionário, / para testemunharmos a
todos / que Deus habita esta Cidade imensa /e tem amor pelo seu povo! /Intercede
por nós e pela Igreja de São Paulo, / ó santo apóstolo de Jesus Cristo!
Amém

21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA MR – p. 523

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Deus, que pela ressurreição do seu Filho
único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas, vos conceda
a alegria da sua bênção.

T. Amém.

P. Aquele que, por sua morte, vos deu a
liberdade, vos conceda, por sua graça, a herança eterna.

T. Amém.

P. E, vivendo agora retamente, possais no
céu unir-vos a Deus, para o qual, pela fé já ressuscitastes no batismo.

P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e
Filho V e Espírito Santo.

T. Amém.

22. CANTO FINAL (HL2 p. 140-CO 316)

Eu creio num mundo novo, pois Cristo ressuscitou! Eu vejo sua luz no povo, por isso alegre
sou.

1. Em toda pequena
oferta, na força da união, no pobre que se liberta, eu vejo
ressurreição!

2. Na mão que foi
estendida no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo
ressurreição!

3. Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo
ressurreição!

Músicas: HL 2 – CD Lit. XVI Ed. Paulus – CO Ed.
Vozes

No próximo domingo
celebra-se o

45º DIA MUNDIAL DAS
COMUNICAÇÕES SOCIAIS.

“VERDADE, ANÚNCIO E
AUTENTICIDADE

DE VIDA NA ERA
DIGITAL”

As coletas do próximo
domingo são para a Rádio 9 de julho

LEITURAS
DA SEMANA: de 30 de Maio a 5 de Junho de  2011

l2ª-: At 16, 11-15; Sl 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b (R/. 4a); Jo 15, 26—16, 4a

l3ª-: Sf 3, 14-18 ou Rm 12, 9-16b; Cânt.: Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 6b); Lc 1, 39-56

l4ª-:
At 17, 15. 22 – 18, 1; Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd (R/. Os céus e a terra
estão cheios de vossa glória); Jo 16, 12-15

l5ª-: At 18, 1-8; Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R/. cf. 2b); Jo 16, 16-20

l6ª-: At 18, 9-18; Sl 46 (47), 2-3. 4-5. 6-7 (R/. 8a); Jo 16, 20-23ª

lSáb: At 18, 23-28; Sl 46 (47), 2-3. 8-9. 10 (R/. 8a); Jo 16, 23b-28

lDom.: ASCENSÃO DO SENHOR, At 1, 1-11; Sl 46 (47), 2-3. 6-7. 8-9 (R/. 6); Ef 1, 17-23; Mt 28, 16-20

Retirado:http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/liturgia/folheto_povo_de_deus_anoA_pascoa_06domingo.htm

Deixe uma resposta

