• SÃO PAULO • 1 DE JANEIRO DE 2012 • ANO 36 • Lt. 01 • Nº 08 • B •

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA

 

 

Anim. Iniciamos um novo ano civil com a solenidade de Santa Maria,  Mãe de Deus. No centro desta celebração está o Filho de Deus e de Maria, que recebeu o nome de Jesus, cujo significado é: Deus salva. Experimentemos a sua salvação e, ao mesmo tempo, honremos aquela que recebeu a graça da maternidade divina e, por isso, desempenhou um papel tão importante na história da salvação. Rezemos hoje, de forma especial, pela paz e supliquemos que este novo ano traga muitas oportunidades e realize os melhores sonhos de nossas famílias.

 

 

 

1. ABERTURA (Sl 98/97) (Fx 6)

Nasceu-nos hoje um menino, * e um filho nos foi doado, * grande é este pequenino, * Rei da paz será chamado. * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

1. Cantai, cantai ao Senhor / um canto novo, um louvor! / Por maravilha tão grande… / Por tal vitória e poder…/ Por um amor tão fiel…

2. A salvação resplendeu/ um canto novo, um louvor!/ Justiça apareceu…/ Toda a terra contemplou…/ Com alegria aplaudi…

3. Clarins, violões, tocai/ um canto novo, um louvor!/ Ao rei Senhor aclamai,…/ Cante o mar, o universo…/ Na presença do Senhor…

4. Ao justo juiz que vem/ um canto novo, um louvor!/ Por todo sempre, amém,…/ Glória ao Pai, por seu Filho,…/ A quem no Espírito vem …

 

2. SAUDAÇÃO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

3. ATO PENITENCIAL

P. Irmãos e irmãs, na Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, reconheçamos tantas culpas que nos afastaram do amor e da justiça e, assim, iniciemos o ano de 2012 com maior esperança de vivermos na prática o que celebramos na Eucaristia.

(Momento de silêncio)

P. Confessemos os nossos pecados:

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Kyrie

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

P. Cristo, tende piedade de nós.

T. Cristo, tende piedade de nós.

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

 

4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)

P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

 

5. ORAÇÃO

P. Oremos (silêncio): Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por N.S.J.C.

T. Amém.

Anim. Louvemos, por meio das leituras, o Menino Deus e exaltemos a Maria, a quem Deus deu a graça da maternidade divina.

6. PRIMEIRA LEITURA (Nm 6,22-27)

Leitura do Livro dos Números.

22O Senhor falou a Moisés, dizendo: 23 “Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 24 ‘O Senhor te abençoe e te guarde! 25O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! 26O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!’ 27Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei”. – Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

7. SALMO RESPONSORIAL 66(67) (Fx11)

Tua bênção, Senhor, nos ilumine, * Tua face, Senhor, sobre nós brilhe! * /: Teu poder encerra paz e retidão, * bênçãos e frutos por todo este chão.:/

1. Deus se compadece  e de nós, se compraz, * em nós resplandece seu rosto de paz. * Pra que o povo encontre, Senhor, teu caminho * e os povos descubram teu terno carinho!

2. Que todos os povos te louvem, Senhor, * que todos os povos te cantem louvor! * Por tua justiça se alegram as nações, * com ela governas da praia aos sertões.

3. Que todos os povos te louvem, Senhor, * que todos os povos te cantem louvor! * O chão se abre em frutos, * é Deus que abençoa! * E brotem dos cantos do mundo esta loa!

 

8. SEGUNDA LEITURA (Gal 4,4-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus. – Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx3)

Aleluia, aleluia. * Aleluia, aleluia.

De muitos modos, Deus outrora * nos falou pelos profetas; * nestes tempos derradeiros * Nos falou pelo seu Filho.

10. EVANGELHO (Lc 2,16-21)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

T. Glória a vós, Senhor.

P. Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido. – Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

 

11. HOMILIA

12. PROFISSÃO DE FÉ

P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna. Amém.

 

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS

P. Festejando a Mãe de Deus, elevemos nossas preces a Deus Pai, para que renove hoje a sua benção sobre todos nós, que iniciamos o ano novo celebrando o mistério de Cristo e confiando-nos à proteção da Virgem Maria.

T. Por intercessão da Mãe de Deus, abençoai-nos neste dia.

1. Iluminai a Igreja ao longo deste ano e concedei saúde e paz ao sumo Pontífice Bento XVI, ao nosso Arcebispo Odilo, aos bispos auxiliares, presbíteros, diáconos e todo o povo fiel.

2. Inspirai os governantes,  a fim de que este novo ano seja melhor para todos.

3. Amparai nossas famílias e protegei a juventude.

4. Abençoai as crianças e concedei-lhes um desenvolvimento integral.

5. Protegei os mais fracos e oprimidos, os doentes e os que perderam a esperança.

6. Fazei que nossa comunidade cresça na fé, na esperança e na caridade.

(Outras preces da comunidade)

P. Tudo isto, vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

(Fx10)

1. Nas terras do Oriente, * surgiu dos céus uma luz * /: que vem brilhar sobre o mundo, * e para Deus nos conduz:/

Nasceu Jesus Salvador: * Aleluia, aleluia! * É ele o Cristo Senhor; * Aleluia, aleluia!

2. Nasceu-nos hoje um menino, * Um filho que nos foi dado. * /: É grande e tão pequenino, * Deus forte é Ele chamado.:/

3. Cantai com muita alegria, * que grande amor Deus nos tem! * /: Pequeno, pobre, escondido, nasceu por nós em Belém.:/

 

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

P. Orai, irmãos e irmãs…

T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.

P. Ó Deus, que levais à perfeição os vossos dons, concedei aos vossos filhos, na festa da Mãe de Deus, que, alegrando-se com as primícias da vossa graça, possam alcançar a sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

(Prefácio da Virgem Maria, I,  445)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Corações ao alto.

T. O nosso coração está em Deus.

P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.

T. É nosso dever e nossa salvação.

P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, e, na festa da Maternidade de Maria sempre Virgem mãe de Deus, celebrar os vossos louvores. À sombra do Espírito Santo, ela concebeu o vosso Filho único e, permanecendo virgem, deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos cantam vossa grandeza, os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:

T. Santo, Santo, Santo…

CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

T. Santificai e reuni o vosso povo!

CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo  e V o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

T. Anunciamos, Senhor, a vossa mor­te e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.

T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

T. A todos saciai com vossa glória!

Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T. Amém.

 

17. RITO DA COMUNHÃO

P. Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

T. Pai nosso…

P. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.

P. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.

T. Amém.

P. A paz do Senhor esteja sempre convosco.

T. O amor de Cristo nos uniu.

P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

T. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

P. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

 

18. CANTO DE COMUNHÃO (Fx 5) (CO 6)

Da cepa brotou a rama, * da rama brotou a flor, * da flor nasceu Maria, * de Maria o Salvador. (bis)

1. O Espírito de Deus sobre Ele pousará, * de saber, de entendimento este Espírito será. * De conselho e fortaleza, de ciência e de temor, * achará sua alegria no temor do seu Senhor.

2. Não será pela ilusão do olhar, do ouvir falar,* que Ele irá julgar os homens, como é praxe acontecer…* Mas os pobres desta terra com justiça julgará * e dos fracos o direito ele é quem defenderá.

3. A palavra de sua boca ferirá o violento * e o sopro de seus lábios matará o avarento. * A justiça é o cinto que circunda sua cintura * e o manto da lealdade é a sua vestidura.

4. Neste dia, neste dia o incrível, verdadeiro, * coisa que nunca se viu, morar lobo com cordeiro…*A comer do mesmo pasto tigre, boi, burro e leão, * por um menino guiados se confraternizarão.

5. Um menino, uma criança com as feras a brincar * e nenhum mal, nenhum dano mais na terra se fará… * Da ciência do Senhor cheio o mundo estará, * como o sol inunda a terra e as águas enchem o mar.

6. Neste dia, neste dia, o Senhor estenderá * Sua mão libertadora, pra seu povo resgatar… * Estandarte para os povos o Senhor levantará. * Ao seu povo, à sua Igreja toda a terra acorrerá.

19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

P. Oremos (silêncio): Ó Deus de bondade, cheios de júbilo, recebemos os sacramentos celestes; concedei que eles nos conduzam à vida eterna, a nós que proclamamos a Virgem Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

 

20. SAUDAÇÃO À VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS (AVE-MARIA OU OUTRA ORAÇÃO SIMILAR)

 

21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA: MR 20

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Que Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano.

T. Amém.

P. Que Ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes, até o fim, na caridade.

T. Amém.

P. Que Ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre às vossas preces e vos conduza à vida eterna.

T. Amém.

P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho V e Espírito Santo.

T. Amém.

P. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

T. Graças a Deus.

 

22. CANTO FINAL (HL 1 p. 90 CO 85)

1. Vinde, cristãos, vinde à porfia, * hinos cantemos de louvor, * hinos de paz e de alegria, * hinos dos anjos do Senhor.

Glória a Deus nas alturas!

2. Foi nesta noite venturosa * do nascimento do Senhor, * que anjos, de voz harmoniosa; * deram a Deus o seu louvor:

3. Vinde juntar-vos aos pastores, * vinde com eles a Belém! * Vinde, correndo pressurosos; * o Salvador, enfim, nos vem!

Opcional (CO 1415)

1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente; * que nenhuma família termine por falta de amor; * que o casal seja um para o outro de corpo e de mente * e que nada no mundo separe um casal sonhador.

2. Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte; * que ninguém interfira no lar e na vida dos dois; * que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte; * que eles vivam do ontem, no hoje e em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo onde vai; * e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai. * Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor;* e que os filhos conheçam a força que brota do amor. * Abençoa, Senhor, as famílias. Amém. * Abençoa, Senhor a minha também. * Abençoa, Senhor, as famílias. Amém * Abençoa, Senhor, a minha também.

3. Que marido e mulher tenham força da amar sem medida; * que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão; que as crianças aprendam no colo o sentido da vida; * que a família celebre a partilha do abraço e do pão.

4. Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos; * que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois; * que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho * seja a firme certeza de um céu aqui mesmo e depois.

 

Músicas:   • CD Litúrgico V -NATAL – Ed. Paulus • Cantos e Orações – Ed. Vozes • Hinário Litúrgico 1 CNBB

 

LEITURAS da Semana de 2 a 8 de Janeiro de 2012

 

2ª-: 1Jo 2,22-28; Sl 97 (98),1.2-3ab.3cd-4 (R/. 3a); Jo 1,19-28

3ª- :1Jo 2,29 – 3,6; Sl 97 (98),1.3cd-4.5-6 (R/. 3a); Jo 1,29-34

4ª-: 1Jo 3,7 – 10; Sl 97 (98),1.7-8.9 (R/. 3a); Jo 1,35 -42

5ª-: 1Jo 3,11 – 21; Sl 99 (100),2.3.4-5 (R/.2a); Jo 1,43 – 51

6ª-: 1Jo 5,5 – 13; Sl 147(147B),12-13.14-15.19 – 20 (R/. 12a); Mc 1,7-11 ou Lc 3,23-38

l Sáb.-: 1Jo 5,14 – 21; Sl 149,1-2.3-4.5 e 6ª e 9b (R/. 4a); Jo 2,1-11

Epifania do Senhor, Is 60,1-6; Sl 71 (72),1-2.7-8.10-11.12-13 (R/.cf.11); Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12

Retirado:http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=node/163

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: