• SÃO PAULO • 23 DE OUTUBRO DE 2011 • ANO 35 • Lt. 08 • Nº 59 • A •

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

Dia mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária.

 

Anim. Hoje é o Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância Missionária. Junto com toda a Igreja Católica, queremos rezar pelas missões em nossas realidades pastorais e no mundo inteiro, inclusive naquelas realidades onde há espaços vazios da presença eclesial. É preciso que todos conheçam e amem e sigam Jesus Cristo. Em nossa Arquidiocese, neste ano dedicado à Paróquia, ressaltamos a missão paroquial de formar discípulos missionários de Jesus Cristo. Rezemos, pois, para que sejamos mais atuantes e peçamos a proteção divina para todos os que se entregam à missão em nossa realidade ou fora dela. Cabe lembrar ainda que as coletas de hoje são destinadas às Missões.

 

 

1. ABERTURA Sl 129(130) (Fx 14)

Exulte de alegria quem busca a Deus, quem busca a Deus, quem busca a Deus, sua face é tudo o que eu queria!

1. Que se abram teus ouvidos ao clamor dos meus pedidos! Se dos erros vais lembrar, quem, Senhor, vai aguentar? Porque há em ti perdão, todos te respeitarão!

2. No Senhor minh’alma espera eu confio em sua palavra. O vigia espera o sol, eu espero o meu Senhor. Seu amor, sua piedade nos libertam da maldade!

3. Ao bondoso Pai cantemos, a Jesus nos confiemos! No Espírito cantemos, uns aos outros consolemos. Ao Deus vivo celebremos e um louvor, contritos, demos!

 

2. SAUDAÇÃO

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

P. Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

 

3. ATO PENITENCIAL

P. No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai.

Confessemos os nossos pecados:

T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

T. Amém.

Kyrie

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

P. Cristo, tende piedade de nós.

T. Cristo, tende piedade de nós.

P. Senhor, tende piedade de nós.

T. Senhor, tende piedade de nós.

 

4. GLÓRIA (preferencialmente cantado)

P. Glória a Deus nas alturas, T. e paz na terra aos homens por Ele amados. / Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. / nós vos louvamos, nós vos bendizemos, / nós vos adoramos, nós vos glorificamos, / nós vos damos graças por vossa imensa glória. / Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, / Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. / Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. / Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. / Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. / Só vós sois o Santo, só vós, o Senhor, / só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, / com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

 

5. ORAÇÃO

P.Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por N.S.J.C.

T. Amém.

 

Anim. Ouçamos a Palavra de Deus, para que possamos viver no Amor e assumir a missão como empenho que nasce da nossa vocação cristã.

 

6. PRIMEIRA LEITURA (Ex 22,20-26)

Leitura do Livro do Êxodo

Assim diz o Senhor: 20”Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.”

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

7. SALMO RESPONSORIAL 17(18)

(HL3, p. 147 – Fx10)

Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação!

1. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.

2. Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção; em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória e dos meus perseguidores serei salvo!

3. Viva o Senhor! Bendito seja o meu rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

 

8. SEGUNDA LEITURA (1Ts 1,5c-10)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos, 5sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir. – Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

 

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

Se alguém me ama guardará, minha Palavra, e o meu Pai o amará e a Ele nós viremos.(bis)

 

10. EVANGELHO (Mt 22,34-40)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

P. Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

– Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

 

11. HOMILIA

 

12. PROFISSÃO DE FÉ

P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna.

Amém.

 

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS

P. Na certeza de que Deus nos ama, roguemos ao Pai que nos faça viver no amor de Cristo e na unidade do Espírito Santo. Rezemos para que nunca faltem missionários para semear o Amor num mundo tão desumano:

T. Enviai, Senhor, operários para a Messe!

1. Pai Santo, iluminai a Igreja em sua missão de anunciar o Amor que gera comunhão e paz.

2. Fortalecei os cristãos em sua missão de serem sal e luz do mundo.

3. Renovai as forças dos que lutam por um mundo melhor e mais justo.

4. Fortalecei nossas paróquias na missão de formar discípulos missionários de Jesus Cristo.

5. Transformai nossas comunidades eclesiais em sinais vivos da vossa presença na Cidade.

6. Ajudai-nos a fazer da coleta de hoje um gesto concreto da nossa vocação missionária.

(outras intenções da comunidade)

P. Tudo Isso vos pedimos, ó Pai, por Cristo nosso Senhor:

T. Amém.

 

14. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

(Fx 12)

1. Bendito seja Deus Pai, do universo criador, pelo pão que nós recebemos, foi de graça e com amor.

O homem que trabalha faz a terra produzir. O trabalho multiplica os dons que nós vamos repartir.

2. Bendito seja Deus Pai, do universo o criador, pelo vinho que nós recebemos, foi de graça e com amor.

3. E nós participamos da construção do mundo novo com Deus, que jamais despreza nossa imensa pequenez.

 

15. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

P. Orai, irmãos e irmãs…

T. Receba o Senhor por tuas mãos…

P. Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

 

16. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

(Prefácio dos Dom. Tempo Comum, V)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Corações ao alto.

T. O nosso coração está em Deus.

P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.

T. É nosso dever e nossa salvação.

P. Na verdade, é justo e necessário, e nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós criastes o universo e dispusestes os dias e as estações. Formastes o homem e a mulher à vossa imagem, e a eles submetestes toda criação. Libertastes os fiéis do pecado e lhes destes o poder de vos louvar, por Cristo, Senhor nosso. Unidos à multidão dos anjos e dos santos, proclamamos vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz:

T. Santo, Santo, Santo…

CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

T. Santificai e reuni o vosso povo!

CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e V o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.

T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

T. Anunciamos, Senhor, a vossa mor­te e proclamamos a vossa res­surreição. Vinde, Senhor Jesus!

CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.

T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o
nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.

T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

T. A todos saciai com vossa glória!

Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T. Amém.

 

17. RITO DA COMUNHÃO

 

18. CANTO DE COMUNHÃO (Fx 13 )

Teu Deus e Senhor amarás, de todo esse teu coração, com tudo o que é tua vida, com toda tua compreensão! (bis)

1. Eu me sinto feliz, perto de Deus, em achar um abrigo no Senhor.

2. Eu, agora, estarei, sempre, com ele, pois, me veio trazendo pela mão.

3. Vosso plano de amor me vai guiando, para chegar, finalmente, em vossa glória.

4. Quem se afasta de vós, nada consegue; quem se alegra sem vós, não é feliz.

5. Vou cantar a bondade do Senhor pelas ruas e praças da cidade.

 

19. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

P. Oremos (silêncio): Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.

 

20. ORAÇÃO AO NOSSO PATRONO

T. Ó São Paulo, /Patrono de nossa Arquidiocese, /discípulo e missionário de Jesus Cristo:/ ensina-nos a acolher a Palavra de Deus / e abre nossos olhos à verdade do Evangelho./ Conduze-nos ao encontro com Jesus, / contagia-nos com a fé que te animou/ e infunde em nós coragem e ardor missionário, / para testemunharmos a todos / que Deus habita esta Cidade imensa /e tem amor pelo seu povo! /Intercede por nós e pela Igreja de São Paulo, / ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém

 

21. BÊNÇÃO E DESPEDIDA:

Tempo Comum III

 

22. CANTO FINAL (CO Nº629)

1. O Senhor me chamou a trabalhar, a messe é grande a ceifar, a ceifar; o Senhor me chamou. Senhor, aqui estou.

Vai trabalhar pelo mundo afora. Eu estarei até o fim contigo. Está na hora, o Senhor me chamou, Senhor, aqui estou!

2. Dom de amor é a vida entregar, Falou Jesus e assim o fez. Dom de amor é a vida entregar. Chegou a minha vez.

3. Todo o bem que na terra alguém fizer, Jesus no céu vai premiar. Cem por um já na terra Ele vai dar. No céu vai premiar.

4. Teu irmão à tua porta vem bater. Não vais fechar teu coração! Teu irmão a teu lado vem sofrer, vai logo socorrer.

 

 

Palavra do Arcebispo

Dia Mundial das Missões

A Igreja vive, neste Domingo, o Dia Mundial das Missões! Em todas as comunidades católicas do mundo, neste dia reza-se pelos missionários, de maneira especial, faz-se a divulgação das iniciativas e do trabalho missionário e se realiza também a coleta para as missões, como gesto concreto de apoio ao trabalho missionário. Convido todos a fazerem um gesto de generosa partilha em benefício do trabalho missionário da Igreja.

Tudo isso nos recorda que somos uma Igreja missionária, enviada para o meio dos povos, anunciadora da Boa Nova da salvação para todos. E a Igreja, bem ou mal, tem perseverado nesta tarefa recebida do seu fundador. Conta, para isso, com a especial assistência do Espírito Santo, que faz reviver sempre de novo o espírito missionário no meio dos batizados.

Somos um povo em missão; no Brasil e na América Latina, após a Conferência de Aparecida (2007), passamos a ter uma consciência mais clara de que precisamos fazer uma profunda “conversão pastoral e missionária”, para passar de uma pastoral apenas voltada para a manutenção do que já somos, para uma pastoral claramente missionária. Somos uma Igreja “em estado permanente de missão”.

Neste ano, justamente hoje, Domingo das Missões, o Papa Bento XVI proclama “santos” dois grandes missionários, que fundaram Institutos missionários de Vida Consagrada: o bispo italiano Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários/as Xaverianos/as, e o padre italiano Luiz Guanella, fundador dos Servos/as da Caridade. É um sinal muito claro de que a Igreja, em nossos tempos, precisa espelhar-se e inspirar-se nos grandes missionários de outros tempos.

Em nossa cidade temos a presença dos Missionários Xaverianos e também dos Padres Servos da Caridade, que se dedicam ao serviço paroquial mas, especialmente, ao serviço das pessoas com deficiência. O seu carisma enriquece a nossa Igreja em São Paulo. Desejo unir-me à alegria dessas Congregações Religiosas Missionárias para louvar a Deus pela vida santa de seus Fundadores, hoje elevados aos altares.

Lembremos todos de que, ser cristão e ser missionário é inseparável. Por isso, esforcemo-nos para realizar bem nossa parte na missão confiada por Jesus à sua Igreja.

Card. D. Odilo P. Scherer,

Arcebispo de São Paulo

 

 

Músicas: • CD Litúrgico VII- Ed. Paulus • Cantos e Orações – Ed. Vozes • Hinário Litúrgico 3 CNBB

 

 LEITURAS DA SEMANA: de 24 a 30 de Outubro de 2011

 

l 2ª-: Rm 8, 12-17; Sl 67 (68), 2 e 4. 6-7ab. 20-21 (R/. 21a); Lc 13, 10-17

l 3ª-: Rm 8, 18-25; Sl 125 (126), 1-2ab. 2cd-3. 4-5. 6 (R/. 3a); Lc 13, 18-21

l 4ª-: Rm 8, 26-30; Sl 12 (13), 4-5. 6 (R/. 6a); Lc 13, 22-30

l 5ª-: Rm 8, 31b-39; Sl 108 (109), 21-22. 26-27. 30-31 (R/. 26b); Lc 13, 31-35

l 6ª-: Ef 2, 19-22; Sl 18(19), 2-3. 4-5 (R/. 5a); Lc 6, 12-19

l Sab.: Rm 11, 1-2a. 11-12. 25-29; Sl 93 (94), 12-13a. 14-15. 17-18 (R/. 14a); Lc 14, 1.7-11

l 31ª DTC. Ml 1, 14b – 2, 2b.8-10; Sl 130 (131), 1. 2. 3; 1Ts 2, 7b-9.13; Mt 23, 1-12 (O maior é o que serve).

Retirado:http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/?q=pt-br/node/163

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: